cropped-Caminho.jpg

 

estouindovamosjuntos?

Sempre quis ser escritor. Apesar de não conhecer nenhum deles pessoalmente, a imagem que tenho desta atividade (repare que eu não me refiro a ela como uma profissão) é de libertação. Desde a minha adolescência, época na qual o hábito e o gosto da leitura se apossaram irreversivelmente de mim, nutro, na profundeza das minhas inquietudes, o desejo de me afastar do mundo para, simplesmente, escrever…

Digo afastar pois reputo a qualidade dos alfarrabos que merecem ser assim chamados – escritos com a criatividade e elegância de um Garcia Marques, narrativas com criatividade e heterodoxia de um Saramago ou histórias romanceadas de um Llosa – à capacidade e a possibilidade de isolar-se do ritmo mundano, literalmente ou através do desenvolvimento de uma habilidade de abstração surpreendente e admirável. Não considerava ser possível conjugar a vida moderna, principalmente os aspectos profissionais da mesma, com o estado de espírito necessário à reflexão e, por consequência, à inspiração. Traduzir sentimentos em palavras – não seria isto a essência do escrever? – exige altivez, paz, tranquilidade, afastamento e, sobretudo, independência intelectual. Mas resolvi dar uma chance ao acaso.

Este blog pretende portanto ser o espaço onde me atreverei a praticar esta nobre arte do escrever. A idéia é falar de tudo um pouco, sem maiores amarras à temas ou estilo específico. Mas sempre exercendo aquilo que chamo de “Liberdade Intelectual” e que consiste na possibilidade de se pensar e dizer o que se pensa, sem se preocupar com a censura alheia.

Vocês notarão que há alguns posts bem antigos – que sem muita inspiração foram intitulados como numa sequência numérica, sem muita criatividade. São escritos que estavam guardados mas que resgatei agora já que decidi expor as minhas reflexões de uma forma mais organizada. Um grande hiato entre estes textos mais antigos e o momento atual se formou. A esperança é que dentro deste “buraco” tenha ficado a matéria prima para novas inspirações que se seguirão.

Espero que gostem.

estouindovamosjuntos…